sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ha distancias que nao tem perdao ...
nao e uma questao de kilometros , mas sim de palavras , de gestos ...
O silencio pode ser a maior de todas as distancias ...
Sao Casais que dormem juntos , mas nao se falam ... ou se falam , mas nao conversam ... , ou se conversam , nao se escutam ... 
Algumas distancias sao vencidas com um simples olhar ...
outras somem em um simples toque ...
o que doi , muito , sao aqueles segundos de expectativa ... aqueles momentos em que voce , estatico , espera que a outra pessoa tome a iniciativa ...
essa espera , longa , dolorosa , renitente... e mestra em ampliar as distancias exponecialmente .... naqueles segundos em que os dois hesitaram , hesitaram em abrir seus coracoes , em baixar suas guardas , em suavizar seu olhar ... em abrir um sorriso .
Nesses infimos segundos , anos-luz de distancia se estabelecem entre ambos ....
Usualmente essa distancia consegue ser imediatamente transposta , no exato segundo , em que um dos lados se abre a distancia que nao tem perdao e aquela estabelecida pelo nosso proprio medo .. pela falta de coragem de abrir o que sente ... e quando isso acontece em ambos ... ou quando a espera por um sinal for muito longa , mais longa do que a humanidade poderia aguentar ... nessa hora , nesse exato momento, tudo se perde ... ou isso ou estarao condenados a viverem sempre juntos ... mas sempre sozinhos !
 
Amexandre Wolwacz

O lado de fora é o mesmo de dentro

Uma alma em paz não tem inimigos.
O que pode existir - e, infelizmente existe - são pessoas que, por algum motivo - geralmente insatisfações ou problemas internos projetados sobre os outros - consideram essa ou aquela outra seu(sua) opositor(a), adversário(a) ou mesmo inimigo(a).
Na maioria esmagadora das vezes são pessoas inimigas de si mesmas, lembrando que somos auto referenciais, ou seja, o que somos, o que pensamos, o que fazemos, o que não fazemos, o que sentimos ou não e o que desejamos ou não é o que acabamos por projetar sobre o outro e o mundo. Por serem inimigas de si mesmas e aí há inúmeras razoes para isso, essas pessoas acabam "criando" inimigos externos. Sim, não há dúvidas que afinidades ou o seu contrário existem.
Mas, não ter afinidade com algo ou alguém, por si só, não justifica nem cria bases concretas para que sentimentos como a raiva, a mágoa, os ressentimentos, as agressões gratuitas, a inveja ou a inimizade possam surgir.
A não ser que, de fato e com motivos muito sérios e embasados realmente em atitudes impróprias de outrem tais sentimentos tenham razão para serem manifestados.
Ainda assim, mesmo que valores morais e éticos permeiem nosso viver e sejam os responsáveis por não estarmos nas cavernas até hoje, precisamos sempre pensar que não há verdade absoluta e, legítimo ou não, com razão ou sem ela, as pessoas tem o direito de pensar, sentir e agir como desejarem.
Somente terão de se haver com as consequências depois, de uma forma ou de outra, estando certas ou erradas, pois seguindo o velho dito popular, "a semeadura é opcional, mas a colheita obrigatória.
" E se obviamente só se colhe aquilo que se planta, quem tem luz, amor, fraternidade, solidariedade, caridade, humildade, beleza de ser, estar e viver, felicidade e paz dentro acaba tendo essas mesmas maravilhas fora também.
Quem não sente o mal, não pensa o mal, não vê o mal, não fala o mal e não age mal, não tem o mal em sua vida. O contrário - em relação ao bem - também configura-se uma fiel realidade.
Para uma boca de fel, qualquer alimento será amargo. Já para uma boca de mel, todo alimento é doce. Somos auto referenciais. Só sentimos aquilo que vivemos. E só vivemos aquilo que já nasceu dentro de nós.
A magia, a luz, a paz, o amor, a alegria, a constante busca, as travessias da alma, a luta aguerrida, a superação, a vitória, o exercício diário de aprimoramento, os desejos que correm na veia, a intensidade, os olhos brilhando, o coração em festa e riso, a plenitude e a felicidade já estão na alma. O segredo está dentro. Ou é ou não é. Por isso tantas pessoas "criam" inimigos... porque não são. Para ser e ter por fora é preciso primeiro ser e ter por dentro.

(Veruska Queiroz, in: O lado de fora é o mesmo de dentro)

"Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora. E nem passeia por eles."

(Rubem Alves, in: Artigos Publicados - "Universidade")